Avançar para navegação principal Avançar para pesquisar Avançar para conteúdo principal

Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de ciência

  • Valéria Diniz da Silva

Tese do aluno: Dissertações de Mestrado

Resumo

O conhecimento científico é fundamental quando se refere ao currículo sobre o ensino de Ciências, no entanto, torna-se imprescindível considerar o processo no qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz; ou seja, permitir ao educando a construção de uma aprendizagem significativa. Parte daí a preocupação da escola a buscar novos meios para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa tem sido constante nos tempos atuais, podendo-se encontrar vários tipos de pesquisas nesta área. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre o uso das TIC como instrumento didático–pedagógico em duas instituições da rede pública de ensino envolvendo oito professores, dois coordenadores e dois gestores de escola. De acordo com os resultados da pesquisa é possível concebermos uma aprendizagem significativa vivenciada através do desenvolvimento da autonomia, da interação e da mediação. Destaca-se a relevância de novas investigações e aprofundamentos de políticas educacionais, visando contribuir para um ensino de qualidade, no qual as TIC sejam aliadas na efetiva construção de aprendizagens significativas. Esta investigação trata-se de uma descrição qualitativa, Cujo aporte teórico utilizou as categorias aprendizagem significativa, ensino de ciências e TIC.
Data de atribuição2015
Idioma originalPortuguês
SupervisorDulce Franco (Orientador)

Keywords

  • CONHECIMENTO CIENTÍFICO
  • RECURSOS EDUCATIVOS
  • MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • ENSINO DAS CIÊNCIAS
  • APRENDIZAGEM
  • TID:201253054

Citar isto

'