O conhecimento científico é fundamental quando se refere ao currículo sobre o ensino de Ciências, no entanto, torna-se imprescindível considerar o processo no qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz; ou seja, permitir ao educando a construção de uma aprendizagem significativa. Parte daí a preocupação da escola a buscar novos meios para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa tem sido constante nos tempos atuais, podendo-se encontrar vários tipos de pesquisas nesta área. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre o uso das TIC como instrumento didático–pedagógico em duas instituições da rede pública de ensino envolvendo oito professores, dois coordenadores e dois gestores de escola. De acordo com os resultados da pesquisa é possível concebermos uma aprendizagem significativa vivenciada através do desenvolvimento da autonomia, da interação e da mediação. Destaca-se a relevância de novas investigações e aprofundamentos de políticas educacionais, visando contribuir para um ensino de qualidade, no qual as TIC sejam aliadas na efetiva construção de aprendizagens significativas. Esta investigação trata-se de uma descrição qualitativa, Cujo aporte teórico utilizou as categorias aprendizagem significativa, ensino de ciências e TIC.
| Data de atribuição | 2015 |
|---|
| Idioma original | Português |
|---|
| Supervisor | Dulce Franco (Orientador) |
|---|
- CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- RECURSOS EDUCATIVOS
- MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- EDUCAÇÃO
- ENSINO DAS CIÊNCIAS
- APRENDIZAGEM
- TID:201253054
Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de ciência
Silva, V. D. D. (Autor). 2015
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado