O objetivo geral deste trabalho é estudar o benefício de um plano de intervenção cognitiva com recurso à RV, em dois grupos de três participantes (N = 6), estimulando as áreas cognitivas que se encontram comprometidas pela demência, como a atenção, memória e velocidade de processamento, através da Systemic Lisbon Battery (SLB). A amostra foi recolhida na Unidade de Gerontopsiquiatria e Reabitação Cognitiva da Casa de Saúde de Idanha, em regime de internamento e centro de dia, tendo sido avaliada através de um protocolo de avaliação antes e após as sessões de estimulação cognitiva, constituído pelos seguintes instrumentos neuropsicológicos: Addenbrooke´s Cognitive Examination – Revised (ACE-R), Geriatric Depression Scale (GDS-30) e Clinical Dementia Rating Scale (CDR).
A amostra foi constituída por quatro participantes com demência de Alzheimer, um participante com demência frontotemporal e um com quadro de défice cognitivo ligeiro, em fase leve a moderada, com idades compreendidas entre os 75 e 89 anos de idade. Tendo em conta a dimensão da amostra, os resultados basearam-se numa análise descritiva dos valores obtidos nas avaliações neuropsicológicas no pré e pós-teste.
Os resultados sugerem que não houve diferenças significativas nos dois grupos, em ambos os momentos. Contudo, ainda que não existam melhorias, a SLB permitiu a conservação das capacidades cognitivas e funcionais dos sujeitos durante o processo.
- SLB (SYSTEMIC...)
- TREINO COGNITIVO
- ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
- COGNITIVE TRAINING
- COGNITIVE STIMULATION
- MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
- PSICOLOGIA
- NEUROPSICOLOGIA
- DÉFICE COGNITIVO
- DEMÊNCIA
- REALIDADE VIRTUAL
- TID:202461068
Systemic Lisbon Battery: estimulação cognitiva na demência
Coelho, M. S. (Autor). 2020
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado