A violência sexual é um tema que tem sido alvo de muita investigação ao longo dos anos, porém tem vindo a negligenciar o homem no papel de vítima, sendo escassos os estudos que investigam a violência sexual neste panorama. Porém, a literatura indica-nos de que é de facto uma realidade bastante complexa e que tem bastante impacto nas suas vítimas. No entanto, é difícil ter uma noção sobre a conceptualização que a população tem sobre este tipo de violência nos homens, como tal este estudo tem precisamente o objetivo de perceber a perceção de uma amostra de estudantes universitárias sobre a violência sexual perpetrada por mulheres contra homens.
Para este efeito procedeu-se à análise temática de onze entrevistas realizadas a estudantes do sexo feminino, após a leitura de uma vinheta onde estava refletida a história de uma situação de violência sexual. Esta análise foi realizada com recurso ao software Nvivo12, onde foi possível construir um mapa de conceitos, com os temas, subtemas e códigos que refletiam as respostas fornecidas pelas participantes.
Os resultados centram-se à volta da caracterização dos intervenientes, das estratégias utilizadas pelas agressoras, das justificações/motivações para a utilização dessas mesmas estratégias e, para o impacto e consequências que advém das mesmas. As principais conclusões apontam para a presença de discursos sociais baseados em estereótipos e para a necessidade futura de desconstrução dos mesmos.
- MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE
- PSICOLOGIA
- PERCEÇÃO SOCIAL
- VIOLÊNCIA SEXUAL
- ESTEREÓTIPOS
- GÉNERO
- TID:202539733
Perceções sociais sobre violência sexual contra homens : um estudo com mulheres universitárias
Maria, R. B. D. S. (Autor). 2020
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado