Objetivo: Analisar o impacto dos media e a sua relação com os objetivos e motivações para o exercício e a imagem corporal.
Método: Numa primeira fase foi elaborada uma revisão rápida e sistemática de literatura com base em estudos experimentais e observacionais que analisou a relação da exposição dos indivíduos ao conteúdo fitspiration com a imagem corporal e variáveis associadas (e.g. tendência de comparação de aparência e humor). A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed e PsycINFO, e teve como referência o modelo PICOS. Realizou-se uma pesquisa dos estudos publicados entre Janeiro de 2000 e Fevereiro de 2021. Na segunda fase foi elaborado um estudo observacional transversal, integrado na fase piloto do projeto LUSÓFONAtiva, em estudantes do Ensino Superior (n=326). A exposição, literacia e pressão dos media, objetivo e motivações para a prática de exercício e imagem corporal foram avaliadas através de questionário online na plataforma Qualtrics. Conduziram-se análises de correlação de Spearman.
Resultados: Na revisão rápida sistemática de literatura foram incluídos 9 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade. Os resultados demonstraram que a exposição à “fitspiration” levou a um aumento da insatisfação corporal, do humor geral negativo e da tendência de comparação de aparência entre os indivíduos. No estudo empírico, a literacia dos media associou-se a uma menor internalização do ideal de corpo atlético. A pressão dos media associou-se positivamente aos objetivos extrínsecos para o exercício, às motivações controladas para o exercício, a uma maior internalização do ideal de corpo atlético e a uma imagem corporal negativa. A literacia e a pressão dos media não se associaram com o tempo nas redes sociais e tempo de exposição aos ecrãs.
Conclusões: A fitspiration é vista como uma nova e prolífica tendência a nível digital, realçada como benéfica para a saúde. No entanto, está associada a uma imagem corporal negativa, especialmente nas populações mais jovens que se encontram mais expostas a este conteúdo. Uma maior literacia dos media poderá ser protetora, ao atenuar o efeito negativo da pressão dos media para alcançar os ideais de corpo atlético, nomeadamente sobre a internalização destes ideais corporais. É necessária uma maior compreensão dos efeitos destes novos fenómenos mediáticos, bem como das relações entre os construtos em análise.
- MESTRADO EM EXERCÍCIO E BEM-ESTAR
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- DESPORTO
- EXERCÍCIO FÍSICO
- IMAGEM CORPORAL
- EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA
- MOTIVAÇÃO
- TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
- PRESSÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- TID:202979318
Os media e a sua relação com os objetivos e motivações para o exercício e a imagem corporal
Jerónimo, F. M. V. L. (Autor). 2022
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado