A orientação positiva para a vida, constructo que integra três dimensões teóricas relacionadas (otimismo, satisfação com a vida e autoestima), apesar de recente, tem vindo já a ser associado a níveis mais elevados de bem-estar e de realização. O autocontrolo, assim como a utilização de algumas estratégias de coping, também se tem revelado uma dimensão fundamental para uma adaptação com sucesso. A investigação com os profissionais de saúde tem incidido sobretudo nos fenómenos de stress e burnout, sabendo-se pouco sobre as dimensões promotoras de um funcionamento mais positivo.
Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo clarificar o papel das estratégias de coping e do autocontrolo na orientação positiva para a vida num grupo de profissionais de saúde.
Participaram neste estudo 135 profissionais de saúde, 86.7% do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 24 e 66 anos (M = 38.05, DP = 11.33), 40% dos quais são médicos, 36.3% psicólogos e 23.7% enfermeiros.
Foi administrado um inquérito online com as seguintes medidas: Questionário Sociodemográfico, a Escala de autocontrolo, a Escala de positividade e o Brief COPE. Os principais resultados obtidos demonstram que a orientação positiva para a vida se associa positiva e significativamente com os níveis de autocontrolo e com a utilização de estratégias de coping habitualmente consideradas mais adaptativas. Também se observou que os profissionais com níveis mais elevados de autocontrole recorrem menos a estratégias de coping consideradas desadaptativas. O autocontrolo, o coping focado na emoção e o coping evitante são preditores significativos de positividade, contrariamente ao coping focado no problema. Observaram-se ainda diferenças nos profissionais de saúde relativamente às estratégias de coping utlizadas.
São discutidos os resultados obtidos e destacadas as principais implicações para a prática clínica especificamente com os profissionais de saúde, e ainda sublinhadas algumas orientações para investigações futuras.
- MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
- PSICOLOGIA
- POSITIVIDADE
- ESTRATÉGIAS DE COPING
- AUTOCONTROLO
- TID:202261883
Orientação positiva para a vida e processos autorregulatórios nos profissionais de saúde
Pinto, P. A. C. (Autor). 2019
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado