O presente estudo tem como objetivo estudar o benefício de um plano de sessões de estimulação cognitiva com recurso a uma bateria de provas em realidade virtual – Bateria Sistémica de Lisboa (BSL), em indivíduos com demência leve ou moderada. Para tal os participantes foram avaliados através de um protocolo de avaliação antes e após as sessões de estimulação cognitiva com um protocolo de avaliação constituído por provas neuropsicológicas.
A amostra foi constituída por três participantes com demência de Alzheimer e défices cognitivo ligeiro em fase leve a moderada, em regime de internamento e centro de dia com idades compreendidas entre os 70 e os 82 anos de idade. Tendo em conta a dimensão da amostra, os resultados basearam-se em estatísticas descritivas dos resultados da avaliação neuropsicológica realizada no pré-teste e no pós-teste.
Os resultados podem sugerir melhorias nos domínios atenção, memória, iniciação/perseveração e concetualização, concluindo-se que as sessões de estimulação cognitiva com a BSL pode ser uma abordagem benéfica nos indivíduos com demência.
- TESTES PSICOLÓGICOS
- NEUROPSICOLOGIA
- DEMÊNCIA
- MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
- PSICOLOGIA
- REALIDADE VIRTUAL
- JOGOS
- BSL (BATERIA...)
- TREINO COGNITIVO
- TID:202188981
Jogos sérios em realidade virtual na demência
Carvalho, S. P. R. (Autor). 2018
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado