Num mundo cada vez mais globalizado, as escolas apresentam uma variedade de condições sociais, culturais e religiosas que numa sala de aula podem dificultar o trabalho do professor de artes visuais.
Tendo em conta esta realidade, a linha de investigação que irá ser adoptada tem como finalidade perceber até que ponto factores socioeconómicos podem intervir no pensamento estético-visual.
Este estudo foi realizado com recurso à aplicação da entrevista e observação directa como instrumentos de pesquisa sociológica, tendo como sujeitos dois grupos. O primeiro, crianças a frequentar a Cooperativa Horizonte em regime de ATL. Foram seleccionados, pela Horizonte, mediante os objectivos do estudo, um grupo multicultural de seis crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, de origens socioeconómicas variadas.
E numa fase posterior, um segundo grupo, alunos do 2º e 3º ciclos que frequentam os Salesianos, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos.
Através dos instrumentos de investigação utilizados, foi possível recolher dados relativos ao núcleo familiar e suas preferências, face a um conjunto de actividades.
Conclui-se então, ser necessário desenvolver um trabalho sistemático e mais consistente, para que o aluno/jovem possa, pelo menos em âmbito escolar, privar com a arte e espaços por ela utilizados a fim de obter uma melhor interiorização e familiaridade com a arte, na sua verdadeira amplitude, possibilitando constituir em si uma consciência visual.
Sendo a percepção estética uma capacidade intrínseca, não existe impedimento algum para que qualquer criança esteja capacitada para a apreciação estética de qualquer manifestação de arte.
Apenas o parco contacto com a arte tem o papel castrador do interesse.
Não se pode despertar a sensibilidade para a arte sem o contacto com a mesma.
A realidade é que a maior parte das famílias não está desperta para a importância da arte na formação das crianças e muitos dos que o estão não têm acesso financeiro facilitado para a arte
- PERCEÇÃO VISUAL
- MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
- ENSINO DE ARTES VISUAIS
- CRIANÇAS
- JOVENS
- CULTURA
- CONDIÇÕES SOCIOECONÓMICAS
- TID:202255964
Implicações do contexto socioeconómico dos jovens nas suas percepções estéticas
Lérias, R. P. (Autor). 2019
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado