A presente investigação teve como finalidade verificar se existiam diferenças significativas ao nível de rendimento neuropsicológico em adolescentes que se encontravam a cumprir medida tutelar educativa em centro educativo e em adolescentes que não se encontravam a cumprir quaisquer medidas tutelares.
Foram avaliados no total vinte e dois jovens do sexo masculino, sendo que onze se encontravam a cumprir medida tutelar educativa em centro educativo e os restantes onze recrutados da população geral.
A avaliação neuropsicológica teve início com um rastreio cognitivo geral. Após este rastreio, foram avaliadas dimensões como: a inteligência geral, a atenção voluntária permanente e o rendimento de trabalho, a velocidade atencional das aptidões percetivas, a organização visuoespacial e a memória visual, a tomada de decisão e por último o funcionamento executivo.
Através da análise dos dados ficou demonstrado que os jovens que se encontravam no centro educativo apresentaram resultados inferiores na avaliação neuropsicológica em comparação com os jovens pertencentes ao grupo da população em geral.
- MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
- PSICOLOGIA
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
- ADOLESCENTES
- JOVENS INSTITUCIONALIZADOS
- TOMADA DE DECISÃO
Funções executivas e tomada de decisão em jovens/adolescentes em internamento em centro educativo : rendimento neuropsicológico
Henriques, E. I. D. S. B. (Autor). 2013
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado