O presente trabalho apresenta como principal objetivo estudar uma bateria de avaliação para a infância, emanada pelo Instituto Português da Solidariedade e Segurança Social no âmbito da Gestão da Qualidade em Creche, e as suas características psicométricas enquanto Bateria de Avaliação do Desenvolvimento na Primeira Infância.
O instrumento em questão encontra-se atualmente em aplicação na creche do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos, onde a sua aplicação foi alargada também ao jardim-de-infância, através da adaptação realizada pela equipa pedagógica em funções no ano letivo 2008/2009. Este trabalho incide sobre o Perfil de Desenvolvimento dos dezoito aos trinta e cinco meses.
Esta medida aplica-se a crianças dos quatro aos trinta e cinco meses, na qual os resultados são calculados tendo por base duas fontes de informação, a observação direta do comportamento da criança nas suas atividades diárias em contexto institucional, e a opinião dos pais ou do adulto responsável pela criança, em reunião individual com a educadora.
A medida apresenta adequação na avaliação das dimensões Pessoal e Social, Aprendizagem e Competências Motoras; para os comportamentos de Segurança e Saúde não apresenta consistência interna. É sugerido que a avaliação destes comportamentos apresente aspetos que se sobrepõem às dimensões anteriores, o que pode invalidar a avaliação de comportamentos de saúde e segurança com este instrumento.
- MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
- PSICOLOGIA
- NEUROLOGIA
- PRIMEIRA INFÂNCIA
- TID:201208229
Desenvolvimento na primeira infância: análise de uma medida de avaliação
Serrão, P. C. P. (Autor). 2014
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado