Os vírus são agentes infecciosos e parasitas obrigatórios. Na china, foi desenvolvida a prática da variolação como forma preventiva da varíola, prática que foi levada para a Europa e que mostrou ser eficaz, reduzindo a taxa de mortalidade por varíola. Esta técnica foi importante para o desenvolvimento de outras vacinas.
Em Portugal, o Plano Nacional de Vacinação fez recentemente 54 anos de existência e tem tido excelentes resultados, com uma doença erradicada, cinco doenças eliminadas e sete doenças controladas.
Existe atualmente a necessidade de criar novas vacinas que induzam uma resposta imunitária adequada. O objetivo principal é sempre criar novas vacinas mais eficazes e seguras. Para isso várias estratégias de vacinação têm vindo a ser continuamente desenvolvidas.
Através do estudo feito foi possível verificar que ainda existem muitos países sem algumas vacinas anti-virais no seu Plano de Vacinação. Por outro lado, há ainda alguns países a introduzirem a vacina contra a Hepatite B. Entre o ano 2000 e 2009 foi introduzida em 93 países, mas ainda se verifica a introdução da mesma no ano 2019 em três países.
A nível global a adesão à vacinação tem vindo a aumentar. É exemplo disso o a vacina do HPV, estima-se que 47 milhões de mulheres de todo o mundo foram vacinadas. Existem vacinas que não têm tanta adesão, como a vacina do Rotavírus, em que as taxas de imunização são muito baixas.
Nos últimos 5 anos têm-se desenvolvido novas vacinas anti-virais, muitas delas contra o vírus do Ébola, pois há um número acrescido de mortes por essa doença nos últimos anos. O candidato mais próximo é o rVSV-ZEBOV, mas estão em ensaios clínicos outras vacinas promissoras. Em ensaios clínicos de fase I a fase III temos também vacinas para o vírus do Dengue, HBV e Poliovírus.
A ambição é chegar a 2030 evitando 167 milhões de novos casos de doenças, salvar 1,9 milhões de vidas e economizar 58 mil milhões de USD, mas para isso temos que definir novos desafios e objetivos.
Data do prémio | 2020 |
---|
Idioma original | Português |
---|
Supervisor | Nuno Saraiva (Orientador) |
---|
- MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
- CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
- VÍRUS
- VACINAÇÃO
- VACINAS
- EFICÁCIA
- ENSAIOS CLÍNICOS
- TID:202635104
Desenvolvimento de novas vacinas anti-virais : da bancada até aos planos de vacinação
Nunes, P. V. D. S. (Autor). 2020
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado