Este estudo visa analisar definições do público geral para o Poliamor, e comparar as definições apresentadas entre pessoas em relacionamentos monogâmicos (MR) e pessoas em relacionamentos consensuais não-monogâmicos (CNMR), e também entre pessoas heterossexuais e não heterossexuais.
Para a realização deste estudo qualitativo e exploratório dados foram coletados através de inquérito online com uma amostra de conveniência, onde foi perguntado “O que significa Poliamor?”. Conduzimos uma análise temática de forma a encontrar padrões de significados e utilizamos os dados demográficos coletados para realizar as comparações entre os grupos.
A amostra final foi composta de 463 participantes, entre 18 e 66 anos de idade (M=32.19, SD = 10.01), maioritariamente mulheres (61%) e heterossexuais (60,5%). A maioria dos respondentes se encontravam em relacionamentos monogâmicos (54,2%), seguidos pelos em nenhum relacionamento (21%), e pelos em relações não-monogâmicas (13,2%). A análise demonstra que as pessoas têm uma variedade ampla de definições para o Poliamor, e que a maior parte das pessoas tem um entendimento relativo do termo. Pessoas em CNMR valorizaram sentimentos positivos na relação, e expressaram temas de compromisso, consentimento informado e coabitação, enquanto estes temas foram menos presentes nas respostas de pessoas em MR. Os resultados foram discutidos em relação ao estigma e a desumanização.
- SEXOLOGIA
- POLIGAMIA
- MESTRADO EM TRANSDISCIPLINAR DE SEXOLOGIA
- RELAÇÕES DE INTIMIDADE
- TID:202255816
Defining polyamory: a thematic analysis of lay people’s definitions
Maiochi, F. H. (Autor). 2019
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado