O AVC é a patologia, que causa maior incapacidade e dependência funcional na população adulta portuguesa, com a consequentemente diminuição da qualidade de vida para o doente e cuidadores.
As sequelas desta patologia podem ser de vários tipos, alterações motoras, sensitivas, emocionais e cognitivas, dependendo da extensão e localização da lesão no tecido nervoso. Este estudo foca-se nas alterações cognitivas.
No processo de reabilitação de uma pessoa que sofreu um AVC a avaliação é muito importante. Na investigação sobre a avaliação neuropsicológica, os testes tradicionais são criticados pela falta de validade ecológica, pelo que a avaliação com recurso a programas de realidade virtual tem ganho protagonismo pela possibilidade de antecipar a funcionalidade de um paciente.
Deste modo, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para a validação de um programa de tecnologia móvel para avaliação neuropsicológica de indivíduos que sofreram AVC. Para tal utilizou-se como metodologia a aplicação de testes neuropsicológicos tradicionais e do programa de avaliação em realidade virtual, a um grupo de indivíduos com sequelas de AVC e um grupo de controlo, que permitiu verificar que este é sensível às diferenças de desempenho. Para analisar se o programa avalia os domínios cognitivos indicados, os resultados das suas sub-provas foram correlacionados com os resultados nos testes tradicionais.
Após a análise e discussão dos resultados verificou-se que a maior parte das sub-provas do programa avaliam as competências cognitivas pretendidas.
- MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
- PSICOLOGIA
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
- AVC
- REALIDADE VIRTUAL
- TID:201208253
Contributo para a validação de um programa de tecnologia móvel para avaliação neuropsicológica em acidente vascular cerebral
Norberto, L. I. D. B. D. (Autor). 2013
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado