O crescente envelhecimento populacional tem contribuído para o interesse da realização de estudos nesta área. A evidência sugere que a estimulação cognitiva (EC) tem um efeito positivo na cognição, na sintomatologia depressiva e no desempenho ocupacional dos idosos. Neste contexto, a Neuropsicologia Clínica tem um papel fundamental, quer na avaliação das funções cognitivas em défice e preservadas quer na implementação de programas de intervenção. O principal objetivo deste estudo é verificar a eficácia de um Programa de Estimulação Cognitiva (PEC), desenvolvido por Spector e colaboradores (2006), no desempenho cognitivo e ocupacional e na sintomatologia depressiva, numa população psicogeriátrica institucionalizada. A amostra é constituída por 24 participantes, 12 constituem o grupo de controlo e 12 o grupo experimental. O grupo experimental foi sujeito a intervenção com 14 sessões de EC. A avaliação da eficácia do PEC foi feita através da aplicação das versões portuguesas do Mini Mental State Examination (MMSE), Montreal Cognitive Asssessment (MoCA), subtestes da Wesheler Memory Scale (WMS-III), Frontal Assessment Battery (FAB), Geriatric Depression Scale – 15 (GDS-15) e Indíce de Barthel, em dois momentos de avaliação, antes e após a intervenção.
Os resultados deste estudo evidenciaram melhorias significativas, do grupo submetido a EC, no desempenho cognitivo geral, especificamente ao nível da linguagem, atenção, capacidade de abstração, memória logica e aprendizagem associativa. Não se verificaram efeitos do PEC ao nível do desempenho ocupacional e sintomatologia depressiva.
Neste sentido, este estudo sugere a implementação de PEC, de forma a melhorar o desempenho cognitivo e prevenir a deterioração da população psicogeriátrica institucionalizada. Pelos resultados obtidos, justifica-se a realização de estudos futuros, com amostras de maior dimensão de forma a obter conclusões mais consistentes.
- MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
- PSICOLOGIA
- NEUROPSICOLOGIA
- ENVELHECIMENTO
- DOENÇAS MENTAIS
- COGNIÇÃO
- DEPRESSÃO
- IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
- ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
- TID:201540193
Aplicação de um programa de estimulação cognitiva: efeito no desempenho cognitivo e ocupacional numa população psicogeriátrica institucionalizada
Dábrio, M. R. F. M. (Autor). 2016
Tese do aluno: Dissertações de Mestrado