Dançar com uma entidade virtual em ambiente imersivo (VR): Os imaginários de GhostDance Andamento #1

Rui Filipe Antunes, Cecília de Lima, Sílvia Pinto Coelho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Dançar em realidade virtual: Os imaginários de GhostDance Andamento #1” é uma das primeiras publicações afec-tas ao projecto exploratório GhostDance. Neste artigo, falamos de duas coreografias com realidade virtual – Boidance(2021) e GhostDance Andamento #1(2023) – em que alguns bailarinos incorporam, nos movimentos dançados, enti-dades percebidas por meio da realidade virtual através do uso de óculos de Realidade Virtual. Sustentamos que existe uma qualidade fantasmagórica nessa interacção. Para explorarmos a condição existencial do bailarino enquanto dan-ça, usamos a ideia de “imaginário”, conforme articulado por Roland Barthes em A Câmara Clara (2022), para abordar a ontologia multifacetada do sujeito diante da experiência virtual.
Título traduzido da contribuiçãoDancing with a virtual entity in an immersive environment (VR): The imaginaries of GhostDance Movement #1
Idioma originalPortuguês
Número de páginas16
RevistaRevista de Estud(i)os de Dança
Volume2
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicadas - 30 jun. 2024

Keywords

  • AUDIOVISUAL
  • DANÇA
  • REALIDADE VIRTUAL
  • COREOGRAFIA

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Dançar com uma entidade virtual em ambiente imersivo (VR): Os imaginários de GhostDance Andamento #1“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citar isto