Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
20082025

Resultado de pesquisa por ano

Perfil pessoal

Biografia

Marlene Nunes Silva é Professora Associada e Diretora do Mestrado em Exercício e Bem-Estar, na Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD) da Universidade Lusófona, em Lisboa. Publicou mais de 75 artigos revisados por pares (índice h Scopus 22; > 4720 citações; 40% nos percentis de maior citação) e foi coautora de livros e capítulos de livros de âmbito nacional e internacional.

Foi também Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde de Portugal (Adjunta entre 2017 e 2019; Diretora entre 2019 e 2024).

É psicóloga clínica e doutorou-se em Exercício e Saúde em 2010, tendo recebido o Prémio Jovem Investigador em Ciências do Desporto. A sua investigação centra-se no campo da saúde pública, abordando preditores motivacionais, autorregulatórios e comportamentais da atividade física e de estilos de vida saudáveis. A formação de profissionais de saúde em aconselhamento motivacional breve para promoção da atividade física e o desenvolvimento de ferramentas nesta área são também interesses adicionais.

Integra a equipa de investigação central de vários projetos em curso, tanto europeus (e.g., HORIZON-MSCA-2022-DN-01, Grant 101120480; Horizon 2020, Grant 101095423; ERASMUS-SPORT-2021-SCP; 101050871) como nacionais (PTDC/SAUDES/0166/2021; ILIND, ULHT 2022). Anteriormente, participou em diversos projetos científicos, incluindo três de âmbito europeu e quatro nacionais, todos com financiamento competitivo.

Paralelamente à sua atividade de investigação, Marlene N. Silva integra vários conselhos científicos (e.g., conselhos científico, pedagógico e universitário da sua universidade) e é membro de diversos painéis de especialistas, destacando-se: i) a Comissão de Monitorização para a Preparação e Execução do Plano Nacional de Saúde 2021-2030; ii) o painel de consultores para o desenvolvimento das Diretrizes Portuguesas de Movimento-24h; iii) o painel de especialistas do Projeto Train4Health - Programa Erasmus+ da União Europeia; iv) especialista convidada pela Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento de campanhas mediáticas e do Manual Global para o mActive.

Tem orientado e coorientado diversas teses de mestrado e doutoramento (três das quais com bolsas da FCT). Participa regularmente como arguente em comissões de doutoramento e foi coautora de vários manuais para estudantes e relatórios técnicos.

É também formadora certificada em Mudança de Comportamento em Saúde (CCPFC/RFO-24239/08), desenvolvendo, aplicando e avaliando programas de formação para profissionais de saúde e exercício na área da mudança comportamental. Tem participado em múltiplas atividades de extensão comunitária (e.g., programas de saúde comunitária na universidade, em unidades de saúde e em clubes de futebol) e em ações de disseminação do conhecimento para o público em geral (e.g., através de colaborações regulares com canais de comunicação social nacionais).

Biografia

Marlene Nunes Silva, além de professora na Faculdade de Educação Física e Desporto da ULHT e Investigadora, é também Diretora do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde. Psicóloga clínica de formação inicial, é doutorada em Exercício e Saúde desde 2010. No mesmo ano recebeu o Prémio Jovem Investigadora em Ciências do Desporto. Publicou dezenas de artigos científicos internacionais (Scopus híndex 21). É Co-PI do projeto PAC-Woman (FCT). Trabalhou como coordenadora nacional do EuroFIT, projeto internacional financiado pela Comissão Europeia (FP7). Participou também em vários outros projetos europeus e financiados pela FCT. É regente de UCs e responsável, desde Fevereiro 2020 pelo Mestrado de Desporto, Educação e Literacia Física. Foi autora e coautora de vários manuais de alunos e relatórios técnicos. É formadora certificada em Educação para a Saúde, desenvolvendo e avaliando programas de formação em saúde.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 2 - Zero fome
  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
  • ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
  • ODS 17 - Parcerias para os objetivos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação onde Marlene Nunes da Silva está ativo. Estas etiquetas de tópicos vêm dos trabalhos desta pessoa. Em conjunto formam uma impressão digital única.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Mergulhe em detalhes clicando nos pontos ou