Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
20162025

Resultado de pesquisa por ano

Perfil pessoal

Biografia

Ana Filipa Oliveira é professora auxiliar na Universidade Lusófona e Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT). Leciona várias unidades curriculares relacionadas com Metodologias de Investigação, Teorias da Comunicação e Criatividade Mediática. É coordenadora da Licenciatura em Comunicação Aplicada da Universidade Lusófona (Centro Universitário do Porto). É doutorada em Estudos de Comunicação pela Universidade do Minho.

A sua investigação de doutoramento centrou-se na produção criativa de media em contextos educativos formais e na promoção da literacia mediática e da cidadania nas escolas, tendo contado com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (SFRH/BD/126433/2016). É licenciada em Ciências da Comunicação (FLUP) e mestre em Marketing (U-MAIA), tendo trabalhado durante vários anos como formadora e gestora de Marketing e Comunicação.

Atualmente, é coordenadora nacional do projeto europeu ASAP (KA220-SCH-BC59D668) e está envolvida no projeto nacional YouNDigital (PTDC/COM-OUT/0243/2021), bem como em projetos europeus como ReadTwice (Proposta ID101081326), MeDeMap (Horizon Europe nº 101094984), Comsus (KA220-HED-B927) e EEAD - Empowering Europeans Against Disinformation (Proposta ID101081359). Fez parte da equipa portuguesa do projeto SMaRT-Eu (LC-01563446) e tem colaborado com outros projetos europeus.

É vice-chair da seção Children Youth and Media da ECREA e co-coordenadora do grupo de trabalho da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Comunicação e Educação). É também membro ativo da IAMCR - International Association for Media and Communication Research e diretora associada da revista Comunicando. Colabora com várias ONGs, instituições e grupos informais que promovem encontros e atividades educativas para crianças e jovens sobre cidadania, sociedade, media e criatividade, nomeadamente a Fundação Portuguesa das Comunicações e o Grupo de Leitura Cultura, Media e Cidadania.

Os seus interesses de investigação incluem juventude, participação e envolvimento cívico; produção criativa de media; educação para os media; identidades e culturas digitais; metodologias participativas; culturas cívicas; pedagogias críticas; aprendizagem transformadora; competências de professores; novos ambientes educativos e abordagens pedagógicas. Entre as suas publicações mais recentes destacam-se artigos publicados em revistas como Media & Communication e Observatorio (OBS)*, bem como capítulos em edições Springer. Tem também contribuído para outras publicações, como o Children's Media Yearbook 2023 e Media Literacy and Assistive Technologies for Empowerment in Autism (Edições Universitárias Lusófonas, 2023).

Interesses de pesquisa

juventude, participação e envolvimento cívico; produção mediática criativa; educação para os media; identidades e culturas digitais; metodologias participativas; culturas cívicas; pedagogias críticas; aprendizagem transformadora; competências dos professores; novos ambientes educativos e abordagens pedagógicas.

Biografia

Ana Filipa Oliveira é professora auxiliar na Universidade Lusófona e Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT). Leciona várias unidades curriculares relacionadas com Metodologias de Investigação, Teorias da Comunicação e criatividade mediática. É coordenadora da Licenciatura em Comunicação Aplicada da Universidade Lusófona (Centro Universitário do Porto). É doutorada em Estudos de Comunicação pela Universidade do Minho. Participa atualmente em vários projetos nacionais e europeus. É vice-chair da secção Children, Youth and Media e é membro ativo de várias associações e redes nacionais e internacionais. Colabora com várias ONG, instituições e grupos informais que promovem encontros e atividades educativas para crianças e jovens centradas na cidadania, sociedade, media e criatividade.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições fortes

Educação/Habilitações académicas

PhD, Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, Universidade do Minho

1 out. 201530 abr. 2022

Data do prémio: 30 abr. 2022

Mestre, Mestrado em Marketing, Universidade da Maia (ex-ISMAI)

1 out. 201130 nov. 2013

Data do prémio: 30 nov. 2013

Bacharel, Licenciatura em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

1 set. 200730 jun. 2011

Data do prémio: 30 jun. 2011

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação onde Ana Filipa Pereira Oliveira está ativo. Estas etiquetas de tópicos vêm dos trabalhos desta pessoa. Em conjunto formam uma impressão digital única.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Mergulhe em detalhes clicando nos pontos ou